40 anos de Ultradent: Dr. Fischer nos conta um pouco mais sobre estes 40 anos de trabalho duro e muitas vitórias!

HeroBlog

P. Como você se sente em celebrar o aniversário de 40 anos da Ultradent em 2018?

R.É incrível como o tempo voa! Como todos estes anos passaram tão rapidamente? Estamos mesmo completando 40 anos? Aqui estamos nós, é difícil de acreditar, sinto como se a Ultradent tivesse sido fundada há no máximo 20 anos!

link_video.png

P.Mas ao mesmo tempo, ao longo destes 40 anos, tanto coisa mudou para que a Ultradent chegasse na posição onde se encontra hoje.

R.Isso é verdade. Muitas pessoas excelentes trabalharam muito para que a Ultradent virasse realidade. Eu sou muito grato a todos que se juntaram a mim na busca por este sonho!

3_DrFischerandLeenieDr. Fischer e sua esposa Leenie, primeira funcionária da Ultradent há 40 anos.

P.O que te vem à cabeça quando pensa na fundação da empresa, lá trás quando a Ultradent ainda era uma companhia bem pequena.

R.O que mais me fascina sobre a Ultradent é o fato de que nossa história e tudo o que foi realizado até hoje para erguer nossa empresa, envolve família. Quando percebemos que não conseguiríamos arcar com todas as despesas relacionadas a publicidade, para publicação de artigos nas revistas de odontologia sobre nosso primeiro produto, o hemostático Astringedent, chegamos à conclusão de que a melhor forma de divulgação do produto seria através de amostras, e que a entrega dessas amostras nas mãos dos dentistas só seria possível através da união da nossa família.

4_AstringedentPrimeiro frasco do produto Astringedent® em 1978 (esquerda) e atual frasco do hemostático (direita).

P.Devido todo o trabalho realizado em equipe, você acredita que essas experiências fortaleceram o seu relacionamento com a sua família?

R.Embora eu esteja falando em nome de toda família neste momento, eu acredito que todo o trabalho desenvolvido ajudou na construção de um relacionamento saudável entre os familiares. No meu ponto de vista, o trabalho em equipe aproxima as pessoas!

5_basketballFoto antiga de membros da família Fischer jogando basquete durante momento de lazer dos profissionais das linhas de produção e expedição na Ultradent.

P.Dr. Fischer, quando eu digo “caixa azul de receitas”, você se lembra de alguma coisa? Se sim, me conte um pouco do que você se lembra.

R.Ah sim… No começo da Ultradent, nós tínhamos uma pequena caixa azul, onde guardávamos cartões com o nome dos nossos clientes, suas informações para contato, endereço e outras informações do gênero. Essa pilha de cartões guardadas dentro da caixa azul, contendo informações dos nossos clientes dentistas, foi crescendo, de meio centímetro para um centímetro de altura, até que enchemos a caixa toda com informações de nossas clientes. Eu diria que chega a ser elegante a forma como guardávamos essas informações dentro da caixa. A Ultradent cresceu, e hoje temos um banco de dados computadorizado, onde armazenamos milhares destes “cartões com informações” de clientes do mundo todo.  É importante lembrar que, a troca da caixa azul por avançados softwares de armazenamento de dados não aconteceu tão rapidamente.

6_bluerecipeboxNo começo da Ultradent, as informações dos clientes eram guardadas dentro desta caixa azul.

Também éramos responsáveis pela entrega de todas as encomendas. Até hoje me lembro de muitos destes clientes, com quem nos encontrávamos pessoalmente no momento das entregas.

P.A Ultradent destaca-se hoje por ser uma fabricante de produtos odontológicos reconhecida mundialmente, com clientes e escritórios espalhados por todo o mundo. Quando a Ultradent iniciou sua expansão internacional? Como isso aconteceu?

R.Nosso primeiro cliente internacional foi a Yoshita, uma distribuidora que comprou nossos produtos e passou a vende-los no Japão. Isso aconteceu por volta dos anos de 1981 ou 1982. Eles fizeram o maior pedido de Astringedent e pontas Metal Dento Infusor que já havíamos recebido até aquele momento.

7_drfischerearlytradeshowDr. Fischer tirando sangue do próprio braço durante um congresso internacional, para demonstrar a eficiência do hemostático Astrigedent.

P.Poderia me contar um pouco sobre as pessoas da indústria odontológica que te influenciaram ou ajudaram de alguma maneira durante esses anos?

R.Há inúmeros formadores de opinião no mercado odontológico que tiveram grande impacto e influência em nosso crescimento. Dr. Gordon Christensen é o primeiro de quem me lembro. Ele sempre foi um homem com valores morais admiráveis e ética conduta profissional, além de ser um dos palestrantes e pesquisadores mais respeitados, trabalha como avaliador de produtos da Clinicians Report desde de que o conheci. Ele nos ajudou a conquistar o selo de aprovação da American Dental Association para o nosso primeiro produto, o hemostático Astringedent, assim como a aprovação da agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos (FDA) para sua fabricação e comercialização. Ele sempre acreditou na qualidade do que fazemos, e por isso serei eternamente grato.

8_drfischergordonchristensenDr. Fischer e seu colega de longa data, Dr. Gordon J. Christensen. (Foto tirada em 2016)

Há vários outros professores que me influenciaram positivamente durante minha graduação em Odontologia pela Universidade de Loma Linda. Dr. Jim Dunn, palestrante e Dentista muito respeitado, e Dr. Lloyd Baum, inovador na especialidade de Prótese Dentária. Estes dois Professores Dentistas me ajudaram muito, inclusive o Dr. Baum me pediu que escrevesse um capítulo sobre Astringedent para um de seus livros, “Restorative Techniques for Individual Teeth”.

9_dan_college1-197x300Dr. Fischer atendendo a um paciente no campus da Loma Linda University, ainda como estudante em sua época de faculdade.

Dr. Michael Miller, respeitado avaliador da Reality Esthetics, elogiou e deu uma excelente nota para nosso hemostático Astringedent, o que nos ajudou bastante na época para que muitos dentistas viessem a conhecer e querer usar o produto.

10_drfischerearlydentalpracticeDr. Fischer em seu consultório no início da década de 1980.

P.Desde que você fundou a Ultradent, quais aprendizados você considera mais importante e que gostaria de compartilhar conosco?

R.Primeiro e mais importante, se você almeja abrir um negócio que dure por muitos anos e que seja um sucesso, você tem que estar disposto a fazer sacrifícios, tanto pessoal, quanto profissional e economicamente falando. Por exemplo, quando recebi uma oportunidade para palestrar na Europa sobre Astringedent e as pontas Metal Dento Infusor, eu fiquei muito empolgado, mas ainda estava trabalhando e administrando meu consultório na época. Eu sabia que se aceitasse o convite, teria que fechar as portas do meu consultório por alguns dias, o que seria um grande problema para nós, já que as receitas geradas com as consultas feitas no consultório eram extremamente importantes para nós naquela época. Por tanto, por mais que eu quisesse muito aceitar o convite, tive que dizer não e pedir ao Dr. Roger Hicks, um grande colega meu, para ir em meu lugar.

11_MetalDento-InfusorTipA ponta Metal Dento Infusor usada na aplicação dos Hemostaticos Astringedent e ViscoStat.

Outros sacrifícios estavam ligados a levar uma vida com muita frugalidade, principalmente nos primeiros anos. Aliás, do ano de 1978 até metade da década de 1980, eu acho que não saímos para comer em restaurantes nenhuma vez.

Outra grande lição que aprendi é saber deixar o ego de lado. Se você for um líder egocêntrico, você afasta as pessoas que querem ajudar. Humildade atrai pessoas para trabalharem com você com qualidade e permite que aprenda com essas pessoas. Com profissionais de qualidade tudo fica mais fácil, pois neste caso, o sucesso não depende apenas de você. É muito importante ser capaz de reconhecer nossos próprios erros para podermos corrigi-los. Não existe uma pessoa no mundo que não cometa erros.

12_ultradentdriveEm 2014, a prefeitura da cidade de South Jordan alterou o nome da rua onde a fábrica matriz da Ultradent está localizada para rua Ultradent

P.Quando falamos da construção e crescimento da empresa nestes 40 anos de história, de qual conquista você mais se orgulha?

R.A coisa que de que mais me orgulho com relação ao crescimento da empresa é que fomos capazes de crescer e nos manter no controle da companhia como uma empresa do setor privado. Conseguimos conquistar e implementar um modelo de negócio, onde jamais teremos que vender a empresa, e este sempre foi dos meus grandes objetivos. Isso me deixa extremamente feliz e animado. Nós possuímos um excelente plano de sucessão para o futuro da Ultradent, o que também me deixa muito orgulhoso.

13_DrFischeroverlookingzionDr. Fischer admirando a paisagem do parque nacional de Utah

P.O que você espera para os próximos 40 anos da Ultradent?

R.Desejo muita saúde para todos aqueles a minha volta. Se não temos saúde, o que mais temos?

Vamos jogar um jogo chamadoAntes e Agora

ANTESNosso primeiro pedido de exportação foi de aproximadamente $ 65,000.00, que para nós na época era gigante. Esse pedido foi marcante e definiu um importante momento de transição e expansão da empresa. Na época, este valor representava 33% do nosso negócio, em relação a nossa receita total. Nos Estados Unidos, optamos por vender diretamente para os Dentistas. Essa escolha fez com que nosso crescimento nos EUA fosse mais lento, porém estável. Levou tempo!

Agora65% do que produzimos é vendido fora dos Estados Unidos. Mais da metade!

15_earlymanufacturingO quadro de funcionários da Ultradent, composto inicialmente apenas por familiares, cresceu, e hoje conta com mais de 1.600 colaboradores em todo o mundo.

ANTESAté aproximadamente 1983, todos funcionários eram familiares. Do primeiro ano da empresa até meados da década de 1980, quando começamos a contratar colaboradores que não carregavam o sobrenome da família, a equipe tinha apenas entre 5 e 8 pessoas no total.

AgoraUltradent emprega mais de 1.600 pessoas no mundo todo. Demos um salto enorme!

16_metal_haybarnPrimeiro estabelecimento da Ultradent, um pequeno celeiro de metal (esquerda). Fachada da atual fábrica matriz (direita).

ANTESDepois de trabalhar de casa, resolvemos abrir o primeiro ponto fixo da Ultradent, um celeiro de metal de aproximadamente 730 metros quadrados, que foi adaptado e convertido em uma unidade fabril. As adaptações feitas na época atenderam a todas as exigências feitas pela agência sanitária (FDA).

AgoraNossa matriz nos Estados Unidos é composta por dois prédios, cada um com aproximadamente 21.360 metros quadrados. No total, operamos de um espaço com mais de 42.000 metros quadrados. Lembre-se que não estamos contando com todos os escritórios e subsidiarias instaladas por todo o mundo. 40 anos fazem uma grande diferença!

17_catalogpicsA linha de produtos nos catálogos da Ultradent cresceu de 2 produtos para mais de 1400 ofertados no mundo inteiro

ANTESQuando fundamos a Ultradent, o nosso único produto era o Astringedent. Dois anos depois, lançamos a ponta aplicadora Metal Dento-Infusor. Estes foram nossos únicos produtos até 1983, quando lançamos nosso revolucionário fio retrator Ultrapak.

AgoraPossuímos uma ampla gama de produtos. São mais de 1.430 opções ofertadas no mundo inteiro.

Bridges 2

Para celebrar estes 40 anos de muito sucesso e inovação, convidamos você para participar conosco junto de grandes nomes da odontologia no Bridges #2, o congresso de odontologia da Ultradent do Brasil que acontecerá nos dias 17 e 18 de Agosto em São Paulo, no hotel Unique. Inscreva-se hoje mesmo pelo site: www.bridgesultradent.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s