Recordes odontológicos do Guiness Book

capaO Guiness Book, ou o Livro dos Recordes, é o registro de todas as façanhas da natureza que se destacam das demais. Estes registros são extremamente variados, e vão desde o mais comum (como o animal mais rápido do planeta, ou o ser humano mais alto do mundo) ao mais bizarro (como o maior número de palitos de dente presos a uma barba ou o maior número de maças cortadas por uma serra elétrica em um minuto enquanto são seguradas na boca). A odontologia também possui seu mundo particular de recordes. Aqui estão alguns deles:

A pessoa mais velha a registrar o nascimento de um dente é Erna Kohane, dos Estados Unidos. Natural de Nova Jersey, a americana teve um dente novo aos 92 anos e 144 dias, registrados em 15 de janeiro de 2014.

images
John Lennon, à esquerda, e seu valiosíssimo dente, à direita

O dente mais caro já vendido em um leilão custou a bagatela de £23,010 (cerca de R$ 113.000) e foi comprado pelo dentista canadense Dr. Michael Zuk, em 05/11/2011. O dono do valioso dente (que estava cariado) era o cantor e ex-Beatle John Lennon.

O maior dente-de-leite já extraído media incríveis 2,3cm, sendo que a raiz se estendia por 1,3cm e a coroa, por 1cm. O recorde pertence à Ahmed Afrash Ismail, das Ilhas Maldivas, desde 28 de dezembro de 2000.

O maior dente extraído de um ser humano mede 3,2cm e pertence a um morador de Cingapura. Loo Hui Jing bateu esse recorde com a ajuda de seu dentista, Dr. Ng Lay Choo, em 06/04/2009.

Baby-TeethHá muitos registros de crianças que já nasceram com dentes, porém nenhum destes registros é tão impressionante quanto o do britânico Sean Keaney, que veio ao mundo em 10/04/1990 com nada mais, nada menos do que 12 dentes. Para prevenir possíveis problemas na amamentação, todos foram extraídos, mas Sean desenvolveu outra dentição completa aos 18 meses.

A higiene bucal é fundamental para a saúde. E o recorde de pessoas escovando os dentes simultaneamente pertence à Índia. Registrado em 09/10/2007, um total de 177.003 pessoas em 380 locais diferentes mostraram que se preocupam com a saúde dos dentes.

mouth04
Chiquinho consegue colocar uma lata de refrigerante na boca de 17 cm

Já a boca mais larga do mundo pertence ao angolano Francisco Domingo Joaquim, conhecido como “Chiquinho”. A largura total de sua boca aberta é de 17cm, medida em 18/03/2010. A característica única da boca de Chiquinho lhe rendeu diversas oportunidades no meio publicitário.

Alguns recordes ainda aguardam registro, como por exemplo a pessoa com o maior número de dentes na boca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s