Na escovação, excesso de força pode causar sensibilidade

tooth-sensitivity
Sensibilidade dental ocasiona dores agudas ao paciente

A sensibilidade dentária é causada pelo desgaste da superfície do dente ou retração gengival, expondo a raiz do dente e tornando-o vulnerável à ação de fatores térmicos, químicos ou táteis. O problema pode surgir a partir de hábitos comuns do dia-a-dia. “A retração gengival pode acontecer por causa do excesso de força que a pessoa usa na hora de escovar os dentes, por exemplo”, exemplifica a especialista Luana Campos.

ice-cream-sss-ice-cream-23645778-1920-1200
Alimentos muito gelados, quentes ou ácidos podem acarretar picos de dor

Quem sofre com a sensibilidade dental sabe que essa sensação vem na forma de uma dor curta e aguda assim que o dente entra em contato com algum alimento muito quente, gelado ou ácido.

Porém, se não for tratada com procedimentos ou produtos certos, essa dor pode se tornar forte e contínua, causando um desconforto físico e psicológico. Problemas bucais sem o devido tratamento, como bruxismo, cárie profunda, gengivite, ou até mesmo um dente quebrado ou lascado podem causar a retração gengival ou expor a dentina (parte interna do dente que protege o nervo) e provocar a sensibilidade.

Pequenas mudanças contra a sensibilidade

0020 ULTRADENT 19-01-13
Géis dessensibilizantes, como o UltraEZ, auxiliam no alívio da sensibilidade

O tratamento ideal contra a sensibilidade dentária vai depender do correto diagnóstico de sua causa, sendo que na maioria das vezes é multifatorial. No entanto, algumas mudanças nos hábitos podem ajudar. “Optar por uma escova dental macia, mudar a técnica de escovação e usar um creme dental com alta concentração de flúor podem auxiliar no alívio dos sintomas”, diz Luana. O clínico também pode recomendar o uso de um gel dessensibilizante, como o UltraEz, com Nitrato de Potássio e Flúor, para o tratamento da sensibilidade.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s