Como o Peróxido de Hidrogênio age no clareamento?

174409995

O peróxido de hidrogênio é também conhecido como água oxigenada, e possui diversas aplicações no mundo em que vivemos. Ele é usado desde a descontaminação até a ação alvejante (branqueadora/descolorante). Na odontologia ele também se aplica nestas duas características, funcionando tanto como um agente antimicrobiano quanto um agente clareador.

A primeira comercialização de Peróxido de Hidrogênio (H202) data de 1800, e sua produção mundial aumenta a cada ano. Ele é um dos oxidantes mais versáteis que existem, e é um dos principais agentes utilizados nos produtos clareadores do mercado odontológico, ao lado do peróxido de carbamida. Mas você sabe como esse produto age para efetuar o clareamento dentário?

Os géis clareadores, independente de sua concentração, liberam radicais oxidativos. Estes radicais de oxigênio atravessam a malha orgânica entre os prismas do esmalte, chegando na dentina, onde, ao atravessar a malha orgânica deste tecido, alcançam os pigmentos cromatogênicos. Lá, os radicais oxidativos agem quebrando a estrutura molecular destes pigmentos, transformando-os em moléculas que permitem a passagem de luz. Dessa forma, o pigmento cromatogênico se torna mais claro através da facilitação da passagem da luz por sua estrutura.

Os géis clareadores de qualidade disponíveis no mercado possuem, na sua formulação, a combinação entre o peróxido de hidrogênio e o flúor.

Confira aqui (em inglês) como o peróxido age no clareamento dental.

  • ANTUNES, F.; CADENAS, E. Estimation of H2O2 gradients across biomembranes. FEBS Lett, v.475, n.2, p.121-6, June 2000.
  • BONFIM, M.D.C.; ANAUATE NETTO, C.; YOUSSEF, M.N. Efeitos deletérios dos agentes clareadores em dentes vitais e não-vitais. J Bras Odontol Clin, v.2, n.9, p. 25-32, maio/jun. 1998.
  • CHEN, J.H.; XU, J.W.; SHING, C.X. Decomposition rate of hydrogen peroxide bleaching agents under various chemical and physical conditions. J Prosthet Dent, 69, n.1, p.46-8, Jan. 1993.
  • http://saudeperfeitarfs.blogspot.com.br/2009/09/peroxido-de-hidrogenio-1.html
  • drjimchan.com/hydrogen_peroxide
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s