Após o clareamento, os dentes podem voltar a escurecer?

sorriso-aberto“Uma vez que tenha clareado meus dentes, vou precisar refazer o tratamento?” Escutamos essa pergunta muitas vezes, e temos certeza de que você também. No caso de muitos pacientes, o manchamento dos dentes é cumulativo, e leva muitos anos para ocorrer, e uma vez clareados, provavelmente serão necessários muitos anos mais para que voltem a ficar manchados. Entretanto, essa é uma característica individual, e esse manchamento irá ocorrer de diferentes maneiras. Além disso, os hábitos de cada paciente também irão influenciar o ritmo do manchamento. Com tantas variáveis, existe um protocolo geral?

Pesquisas realizadas desde o ano 2000 demonstram justamente quanto tempo em média um clareamento pode durar. Em uma entrevista à  Dental Products Report, o Dr. Van Haywood compartilha a informação que ele divide com seus pacientes com relação à longevidade dos resultados clareadores. “Nós dizemos às pessoas que o tratamento dura no mínimo de 1 a 3 anos, e que os retoques duram aproximadamente 1 dia para cada semana de tratamento previamente realizado. Depois de um ano e meio, ao redor de  74% dos pacientes ainda apresentavam dentes com a mesma cor clareada. Após 3 anos, o porcentual era de 62%, e depois de 7 anos, era de  35%.” Ainda hoje, o Dr. Haywood relata casos de  10 a 15 anos pós clareamento que ainda não necessitam de qualquer tratamento adicional.

Caso seus pacientes estejam buscando um sorriso mais claro e natural, as recomendações do Dr. Haywood são perfeitas para o início. Caso seu paciente não seja fumante, ou um grande consumidor de café, o clareamento provavelmente irá durar por muitos anos. Caso você tenha pacientes buscando por um sorriso tipo Hollywood, realmente branco, provavelmente esses pacientes terão que realizar retoques mais frequentemente que o paciente médio. Estilos de vida e os resultados pretendidos – e não apenas genética e a estrutura dental – apresentam um papel decisivo no nível de clareamento que pode ser alcançado e também influenciam a frequência dos retoques de clareamento necessários para manutenção dos resultados.

É importante recordar que os resultados do clareamento, assim como a variação da velocidade de como o dente irá se re-pigmentar irão variar. Por  exemplo, pecientes cujos dentes são naturalmente mais translúcidos podem simplesmente não atingir um sorriso tipo  Hollywood, realmente branco, independente da frequência de seus clareamentos. Ao educar seus pacientes, você poderá ajudá-los a a ter expectativas realistas para os resultados de clareamento a curto e longo prazo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s