Estudo mostra que Opalescence é o clareador mais estável

Comparativo mostra a estabilidade de produtos à base de peróxidos
Comparativo mostra a estabilidade de produtos à base de peróxidos

Os clareadores dentários são geralmente compostos por géis de peróxido de hidrogênio ou carbamida. Esses agentes são altamente reativos, o que é muito importante já que essa reatividade é a responsável pela ação clareadora esperada e desejada em um produto de clareamento dental. Entende-se atualmente que os mecanismos propostos para o clareamento dental envolvem a decomposição do ingrediente de peróxido, que é acelerada quando o produto é aplicado no ambiente bucal, que contém agentes catalisadores, como as enzimas. Esse processo resulta na formação de peróxidos reativos que reagem com as moléculas pigmentadas presentes no esmalte e dentina, transformando-as em moléculas menores e sem cor de aldeído e álcool. De acordo com cada fabricante, os géis contem diferentes componentes como umectantes, solventes, estabilizantes, espessantes, e podem também incluir adoçantes, flavorizantes e outros agentes que influenciam a forma de liberação dos íons oxidativos.

Assim, a presença destes componentes aceleram a reação oxidativa. O fator mais impactante no aumento da decomposição de peróxido de hidrogênio pode ser a alcalinidade, específicos espessantes e o incremento da temperatura etc. A taxa de decomposição aproximadamente dobra para cada 10 °C de incremento na temperatura. Isso explica o porque que o armazenamento de clareadores sob ambiente refrigerado mantém suas características por prazos mais longos.

Géis clareadores odontológicos, na sua grande maioria produzidos por empresas sérias possuem agentes reguladores que reduzem o poder oxidativo, criando uma liberação de radicais oxidativos mais lenta e gradual, diferenciando a força oxidativa e diminuindo o risco  de que o produto perca a potência durante sua vida útil.

A Ultradent é a líder do mercado de produtos de clareamento dental por mais de 20 anos, e sempre procurou fornecer o balanço ideal entre estabilidade de produto e a reatividade necessária para promover um clareamento de alto nível de efetividade clínica durante a vida útil do produto. Os géis Opalescence apresentam estabilidade balanceada de forma a manter sua qualidade e eficácia.

A norma internacional para produtos de clareamento (ISO 28399), recentemente introduzida, sugere que a concentração padrão aceitável do(s) ingrediente(s) ativo(s) em produtos à base de peróxidos não seja maior do que 10% nem menor do que 30% da concentração proclamada na embalagem do produto durante qualquer momento da vida útil do produto. Os géis clareadores da Ultradent foram desenvolvidos para atender à esse requerimento.

É importante salientar que a degradação do Opalescence em produtos de clareamento não representa nenhum risco com respeito à segurança do produto, independente da magnitude da degradação. Os produtos da sua decomposição são água e oxigênio, os quais são inofensivos ao usuário do produto.

Além dos estudos de estabilidade apresentados, para demonstração das condições do mundo real, os produtos Opalescence foram coletados simultaneamente a múltiplos outros produtos de clareamento concorrentes, de canais de distribuição típicos de distribuidores de produtos odontológicos dos Estados Unidos, Brasil, China e Arábia Saudita. Todos os produtos foram mantidos em temperatura ambiente até a expiração de suas datas de validade, quando foram analisados com relação a porcentagem de ingredientes ativos de peróxidos remanescentes. Os resultados desses testes mostram que os produtos Opalescence mantiveram a concentração de peróxidos tranquilamente dentro dos limites introduzidos pela norma ISO (Matis JI, Matis BA, Wang Y, Monteiro S, Al-Qunaian TA, Millard R; Labeled vs Actual Concentration of Bleaching Agents; Operative Dentistry, 2012, 38-3)

Quando o contato do gel com os dentes é realizado com a utilização em conjunto de um dispositivo tipo barreira, como uma moldeira, favorece a reação com as manchas localizadas sobre e no interior do dente, ao mesmo tempo em que protege o gel da influência e da diluição causada pela saliva. Os fabricantes de clareadores dentários e os dentistas em geral sabem que a eficácia do clareamento dental depende do tempo de contato com o dente e da concentração do ingrediente ativo no produto clareador dental. Assim, é importante que a concentração dos peróxidos contida nas embalagens reflita precisamente a concentração real do produto, em especial quando existem múltiplas opções de concentração. Essa é única forma de fornecer ao clínico e ao paciente expectativas e resultados consistentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s